Sobre o programa

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Revista Vida sem Dor

Essa semana recebi na clínica o exemplar da revista Vida sem Dor, entregue pelo meu amigo Dr. Charles Amaral de Oliveira. A revista foi criada pelo Centro Singular de Controle de Dor, sediado na cidade de Campinas, onde ele atua com excelência o seu papel profissional. Agradeço ao Dr. Charles pela atenção dada ao meu trabalho em Divinópolis, e pelo convite para conhecer a Singular.



A revista Vida sem Dor objetiva divulgar tratamentos, discutir sobre bem estar e saúde, levando informação de qualidade à população. Gostamos muito da ideia, afinal é essencial mantermos contato direto com os pacientes, ajudando no processo de conhecimento e esclarecimento de dúvidas sobre males que causam dor. Esse também é o nosso objetivo no blog, por isso parabenizamos a iniciativa. 

A seção "Pergunte ao especialista" foi de responsabilidade do Dr. Charles. Na ocasião, ele respondeu uma questão sobre dor crônica. A paciente enviou uma pergunta sobre dores de cabeça. Ela queixa-se de dores muito intensas e diz sofrer com elas desde criança. No entanto, a dor vem sendo cada vez mais frequente, ou seja, o intervalo entre uma crise e outra vem diminuindo. Abaixo, reproduzimos a resposta do Dr. Charles para a paciente:


"A dor de cabeça está entre as dores crônicas mais comuns. Exatamente por se tratar de uma dor crônica, o tratamento é mais demorado, mas com grande probabilidade de chegar à cura, sim. Não dá para garantir a cura para 100% dos casos, mas há controle para todos os tipos de dor. O primeiro passo é tentar eliminar a causa a dor. Nesse período, mesmo com o uso dos remédios, o paciente consegue retomar suas atividades regulares e tem de volta a qualidade de vida de antes. É melhor, sempre que possível, fazer uma intervenção pontual no local da dor. No caso de um pessoa com artrose na coluna lombar, por exemplo. Se podemos fazer um procedimento onde se interrompe a condução da dor até  cérebro, diminuímos a quantidade de remédios via oral. Por consequência, melhoramos indiretamente a percepção do paciente por conta dele ter de ingerir menos medicações. O tratamento é imprescindível, pois há um risco da dor piorar. Ela pode ganhar amplificadores pelo corpo. Como se fosse aberta uma porteira e a dor não tivesse mais nenhum tipo de obstáculo para alcançar o cérebro, o centro do processamento."

Parabéns ao Dr. Charles Amaral de Oliveira e a toda a equipe que produziu a revista Viva sem Dor. Agradeço também o convite para visitar a Singular. O contato com outros profissionais só engrandece o nosso papel como consultores da saúde.


Rodrigo W. Lara Corrêa
Especialista em ortopedia e esportes - UFMG
Pós-graduado em treinamento esportivo - UFMG
Formação em terapia manual pela Spine
Diretor da Biocinética Ciência do Movimento
Diretor técnico da Life Núcleo de Saúde
Diretor técnico da Sports Center
CREFITO: 46855-F

Nenhum comentário:

Postar um comentário