Sobre o programa

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O assunto de hoje é dolorido...Hérnia de disco


Olá amigos e leitores. Estamos de volta para tratar de um assunto que causa dor e transtorno na vida de alguns pacientes, a Hérnia de Disco.
A coluna vertebral é formada por vértebras e em seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. 
A estrutura ainda é composta pelos discos intervertebrais. Em forma de anel,elas estão localizadas entres as vértebras e são constituídas por tecido cartilaginoso e elástico. Esses anéis possuem  a função de evitar o atrito entre uma vértebra e outra.
É natural os discos intervertebrais desgastarem-se com o tempo, facilitando a formação de hérnias de disco. A hérnia surge quando o disco sai de sua posição habitual, comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga, portanto, desgastam-se com mais facilidade.
Existem variadas causas para a formação da hérnia de disco. Algumas pesquisas apontam a predisposição genética. O envelhecimento biológico natural também é fator preponderante. Porém, o problema também pode surgir em indivíduos sedentários, ou praticantes de determinadas modalidades esportivas que exigem muita sobrecarga da coluna. Portanto, atletas e esportistas devem ficar atentos e estarem sempre sendo acompanhados por profissionais capacitados. Fatores ocupacionais, como pessoas que trabalham com serviços que são necessários carregar  muito peso também podem comprometer a integridade da estrutura vertebral, ou aqueles que trabalham por muito tempo sentados, como secretárias, dentistas, entre outros.
A intensidade da dor causada pela hérnia é variável, podendo ser tão intensa que leva o paciente a não conseguir fazer movimentos simples, como sentar e levantar. O paciente sente dores na região da coluna e/ou formigamentos nas pernas e braços.
O tratamento de hérnia de disco responde bem ao tratamento fisioterápico. Em casos de dor muito intensa e irradiação da dor para membros superiores e inferiores, pode ser necessária a cirurgia que descomprime o local afetado. Dessa forma, a escolha do tratamento, se cirúrgico ou não cirúrgico, deve levar em consideração a gravidade dos sintomas e o déficit motor.
É importante conhecer as particularidades de cada paciente, para enfim, desenvolver o melhor tratamento. aliviando os sintomas causados pela hérnia de disco. Posteriormente, é fundamental realizar um trabalho de fortalecimentos das estruturas musculoesqueléticas, para que o tratamento tenha eficácia, devolvendo ao paciente a integridade de toda a estrutura.

Na foto: meu paciente e amigo Gustavo Diniz, hoje felizão, livre das dores causadas por uma hérnia de disco na região lombar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário