Sobre o programa

terça-feira, 9 de abril de 2013

Por que sentimos "dor nas costas"?


Dando sequência ao post de ontem, vamos falar sobre a instabilidade da coluna vertebral.

A instabilidade ocorre quando há diminuição na capacidade do sistema estabilizador da coluna vertebral em manter a zona neutra dentro dos seus limites fisiológicos. A zona neutra é uma região de movimentos intervertebrais onde pouca resistência é oferecida pela coluna vertebral. A perda de controle da zona neutra no segmento vertebral está associada à lesão, doença degenerativa do disco e/ou fraqueza muscular.
A estabilidade da coluna existe quando há pleno funcionamento de três subsistemas: o sistema passivo, formado pelas articulações, ligamentos e vértebras, o sistema ativo, que são os músculos e tendões, e o controle neural.
Os três subsistemas estão interligados, e a disfunção de um subsistema pode colocar exigências crescentes sobre os outros. Podemos dizer então que se uma parte funciona mal,  provoca uma sobrecarrega nas outras partes envolvidas, provocando uma desarmonização do sistema. 
Ilustração do livro Movement Impairment Syndromes, da pesquisadora Shirley A. Sahrmann, uma das referências do programa Biocinética

Existem dois sistemas musculares atuando sobre a estabilidade da coluna: o sistema global, que inclui o reto abdominal, oblíquo abdominal externo e a parte torácica lombar do iliocostal. O sistema global proporciona a estabilização geral do tronco. Já o sistema local, que é composto pelo multífido lombar, transverso abdominal, diafragma, fibras posteriores do oblíquo interno e quadrado lombar são responsáveis por fornecer estabilidade segmentar e controlar diretamente os segmentos lombares.
A contração do transverso abdominal resulta em redução da circunferência abdominal com um aumento da tensão na fáscia tóraco-lombar e da pressão intra-abdominal. O aumento da pressão intra-abdominal faz com que o abdômen se transforme em um cilindro rígido. 
O trabalho de estabilização da coluna vertebral está em trazer de volta a harmonia para todo o sistema, fazendo com que cada parte cumpra com eficácia a sua função. Dessa forma, controlamos os quadros de dor e desconforto causados pelo mau cumprimento das funções. 
Amanhã continuaremos nosso assunto, falando especificamente de algumas doenças que acometem a nossa coluna. Agradecemos as visitas e se quiser saber mais sobre nosso trabalho, deixe um comentário ou mande um email: biocinetica@gmail.com. Também estamos no facebook como /biocinetica e /biocineticasaude.

3 comentários: