Sobre o programa

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Programa Biocinética de estabilização da coluna vertebral: segmento lombar

O programa Biocinética tem como base a fisioterapia manipulativa. A partir da análise criteriosa do paciente, propõe-se realizar um tratamento altamente eficaz
O tratamento é fundamentado em diversos autores de técnicas da fisioterapia manipulativa, obtendo desta forma  um rico conteúdo intelectual da área. O entrecruzamento combinatório de todas essas técnicas formam a base do programa Biocinética.
As evidências científicas demonstram que a cronificação dos problemas da coluna vertebral dão-se principalmente pela falta de habilidade dos músculos profundos do tronco em estabilizar a coluna vertebral. 
O não cumprimento da tarefa destes músculos estabilizadores deixa toda a coluna vulnerável a mais dores incapacitantes, como também a deterioração acelerada dos tecidos moles que envolvem a coluna vertebral, chamados de estabilizadores passivos.

Uma breve definição dados epidemiológicos:


A principal queixa relacionada à coluna lombar é a dor. A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é um processo doloroso que se instala na parte inferior da coluna vertebral. Uma disfunção que acomete ambos os sexos, podendo variar de uma dor súbita à dor intensa e prolongada, geralmente de curta duração, porém com padrão de recorrência da dor lombar em 30% a 60% dos casos quando relacionados ao trabalho;


A dor lombar afeta, com maior freqüência, a população em seu período de vida mais produtivo. Sua prevalência cresce após os 25 anos com um pico na faixa entre 55 e 64 anos. Dados populacionais demonstram que cerca de 60 a 80% das pessoas relatam esse incômodo em algum momento da vida, sendo a principal causa de afastamento do trabalho nas pessoas abaixo de 45 anos de idade, a segunda queixa mais freqüente de visitas aos médicos e a quinta causa mais freqüente de cirurgia;

Devido aos múltiplos fatores de risco, precisar sua exata causa torna-se difícil. As dores podem estar associada a processos degenerativos ou traumáticos no disco intervertebral ou no corpo vertebral, sobrecarga nas atividades laborais, ações de empurrar e puxar, quedas, postura de trabalho estáticas e sentadas, vibração, inatividade física, obesidade e fumo (evidências fracas).

Assim, o programa Biocinética na sua definição, é uma linha de direcionamento intelectual do profissional Fisioterapeuta qualificado. Uma gama de recursos da terapia manual são utilizados para avaliar, desenvolver o tratamento individual do paciente, e acompanhá-lo de forma continuada. O profissional Fisioterapeuta torna-se um consultor em saúde física do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário