Sobre o programa

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Informações sobre escoliose


A partir de hoje, vamos começar a falar sobre problemas que acometem nossa coluna vertebral. O primeiro assunto é a escoliose: "A escoliose é uma deformidade na qual há uma ou mais curvaturas laterais da coluna lombar ou torácica." (Magee: 2002, pg. 350)
A escoliose é um dos desvios da coluna vertebral muito comumente encontrado. Ela se  apresenta como um encurvamento lateral da estrutura. Essa deformidade pode se desenvolver em qualquer estágio da vida, porém estatísticas apontam um número maior de casos em adolescentes do sexo feminino.
Existem três causas, que são as mais recorrentes: a escoliose congênita, decorrente de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto. A escoliose neuromuscular, que surge do enfraquecimento muscular ou do controle precário dos músculos estabilizadores da coluna vertebral. E por último, a escoliose idiopática, a qual não possui causa conhecida. 
Esse encurvamento da estrutura espinhal acentua-se com o passar dos anos, isto é, quando a pessoa jovem apresenta o desvio, muito provavelmente ele aumentará, devido ao crescimento e a má postura. 
Exemplos de padrões de curvas de escoliose,do livro Avaliação Muscoesquelética, de David J. Magee
Quando a escoliose está bastante acentuada, é possível perceber mudanças no corpo, como um ombro mais alto que o outro, desvio nos quadris, ou uma inclinação lateral da cabeça. Normalmente a pessoa também se queixa de dor lombar e nas costas, e fadiga ao ficar muito tempo em pé ou sentado
O examinador deve observar se as costelas são simétricas e se os contornos costais são normais e iguais nos dois lados. Na escoliose idiopática os contornos das costas não são normais e há assimetria das costelas. (Magee: 2002, pg. 352)
Dessa forma, com um exame físico de observação do paciente já podemos notar alterações. Exames de imagem também são utilizados para fechar a análise feita pelo Fisioterapeuta.
É muito importante estar atento ao nosso corpo e perceber tais alterações e tratá-las, diminuindo as chances de agravamento do quadro.
A partir da análise postural, o profissional irá desenvolver o melhor tratamento para o paciente, com o objetivo de trazer harmonia para a estrutura, estabilizando suas funções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário