Sobre o programa

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Informações sobre a cifose

Hoje vamos tratar de mais uma doença da nossa coluna vertebral, a deformidade cifótica. Segundo Magee (2002) a cifose é uma condição mais prevalecente na coluna torácica. É comum as pessoas apresentarem uma pequena cifose, uma sutil curvatura posterior, na altura da região torácica. Dessa forma, o profissional deve avaliar detalhadamente a condição do paciente para se certificar de que realmente é um caso de deformidade cifótica. A deformidade geralmente é gradual, acentuando-se com o passar dos anos, deixando o indivíduo cada vez mais corcunda.

De acordo com Magee, podemos destacar quatro tipos de deformidade cifótica:

* costas redondas: em razão de uma inclinação pélvica diminuída, a cifose fica mais arredondada para compensar e manter o centro de gravidade do corpo. Assim, o resultado é uma cifose estrutural, normalmente causada por tecidos moles encurtados por alteração na postura ou por uma perturbação do crescimento, como a doença de Scheurmann;

* dorso corcunda: esta deformidade cifótica é geralmente estrutural, geralmente causado por má postura. Se o problema for diagnosticado precocemente, as chances de retomar a postura são maiores. Porém, se o paciente que apresenta a corcundez não realizar tratamento, a postura torna-se sua condição, dificultando as chances de devolvera essa pessoa  uma postura ereta;

* costas chatas: é semelhante ao dorso redondo, porém a coluna torácica permanece móvel e é capaz de compensar em todo o seu comprimento o centro de gravidade alterado causado pela inclinação pélvica diminuída;

*corcunda da senhora idosa: quando a deformidade é causada por osteoporose, e que geralmente acomete mulheres após o período da menopausa. 

A deformidade também pode ser congênita, ou surgir em pacientes com espondiolite.

Devemos estar sempre atentos à nossa postura, pois a deformidade cifótica na maioria dos casos apresenta-se de forma lenta e gradual. Algumas pessoas relatam dor e fadiga. Mas como a dor não é um sintoma preponderante, o paciente pode não perceber com rapidez a deformidade.

O diagnóstico é feito através de análise postural, momento em que o examinador irá observar o aspecto de toda a estrutura da coluna vertebral. A partir do exame de imagem, como o raio x, o profissional  se certifica do quadro.

O tratamento dependerá do quadro apresentado, ou seja, de como se instalou a deformidade, respeitando a individualidade do paciente. O profissional fisioterapeuta capacitado  desenvolve, por meio da combinação de técnicas da fisioterapia manipulativa musculoesquelética e da terapia manual, o tratamento ideal para a situação em que se apresenta o paciente (técnicas de manipulação e mobilização).

Nenhum comentário:

Postar um comentário