Sobre o programa

quarta-feira, 13 de março de 2013

Terapia manual


A terapia manual existe há mais de um século. O termo terapia manual refere-se a diferentes métodos de tratamento na fisioterapia: mobilização, manipulação articular, mobilização neural, massagem de fricção  transversa, entre outras. Estes são métodos conservativos de tratamento de dor, restrição de amplitude de movimento articular (ADM), quebra de aderências e outras disfunções de movimento do sistema músculo-esquelético.

  A manipulação articular foi inicialmente ensinada a estudantes de fisioterapia em 1916 no hospital St. Thomas em Londres, primeiro por Mennell seguido por Cyriax. A quiropraxia e a osteopatia tem uma história um pouco mais longa, cerca de 100 anos no caso da quiropraxia e um pouco menos para a osteopatia. 

A primeira escola osteopática abriu no Missouri em 1892 e a quiropraxia começou sua educação formal na mesma época (Schiotz e Cyriax 1975). A primeira edição do clássico texto de Stoddard, frequentemente usado em terapia manual, apareceu em 1962. De Mennel/Cyriax, da osteopatia, e da experiência e raciocínio individual, surgiu a abordagem norueguesa de Kaltelborn/Evjenth. 

Esta abordagem baseada em biomecânica articular se espalhou pela Europa e América do Norte, onde foi perpetuada por Lamb e Paris entre outros, com a adição de avaliação muscular e uma abordagem mais global do paciente. O sistema Maitland/Grieve surgiu alguns anos mais tarde.

Esse conceito era Australiano/Inglês originalmente, antes de se espalhar para muitas partes do mundo como Califórnia, Suíça e África do Sul. 

Alguns anos depois, a abordagem de McKenzie surgiu através de observações clínicas cuidadosa. Essa abordagem focou inicialmente na classificação de lesões discais e um sistema de tratamento sem contato manual, novidade para a época.

A abordagem "neurodinâmica" ou de "tensão neural" foi desenvolvida nos anos 80. O ponto principal é que as questões relacionadas à saúde física do sistema nervoso devem estar integradas junto às bases de avaliação e tratamento neurológico-ortopédica através de um raciocínio clínico ímpar.

Com o inicio dos primeiros encontros da IFOMT (Federação Internacional de Terapeutas Manuais Ortopédicos) na década de setenta, uma padronização internacional e uma troca de informações se iniciou. Isso foi ajudado por um maior número de reuniões internacionais e um crescimento na percepção das limitações de cada abordagem. 


Nos anos 90 as diferentes abordagens estão se integrando, impelidas essencialmente pela força da medicina baseada em evidências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário