Sobre o programa

terça-feira, 19 de março de 2013

Mobilização de Cyriax


Vamos conhecer hoje mais um método utilizado pelo fisioterapeuta Rodrigo Lara, a mobilização de Cyriax. Trata-se de um tratamento desenvolvido pelo ortopedista Dr. Cyriax, com o objetivo de aprimorar a prática clínica dentro da Ortopedia e Traumatologia. 

O pesquisador julgava a área como  carente de novas técnicas. Dessa forma, desenvolveu seu método baseado em um exame físico e clínico detalhado que permitisse fornecer dados seguros para a realização de um diagnóstico preciso. 

O método é aplicado tanto para o esqueleto axial (coluna vertebral) quanto para o apendicular (articulações periféricas), analisando sinais e sintomas do aparelho locomotor e sistema nervoso, principalmente o periférico, podendo haver diferentes propostas de tratamento de acordo com o diagnóstico realizado.

Basicamente as lesões são classificadas em:
  • Lesão do tecido contrátil;
  • Lesão do tecido inerte
  • Lesão do disco intervertebral.

Entre as propostas utilizadas pelo método no tratamento das doenças temos: infiltrações, massagem transversa profunda e mobilizações ou manipulações.

Dr. Cyriax acreditava que 90% dos problemas da coluna vertebral tinham origem no disco intervertebral e na atualidade os seus seguidores estimam este índice em 75%. 

Apoiados nesta premissa, o tratamento para patologias da coluna vertebral consiste em mobilizar ou manipular o disco intervertebral diferenciando este método de outras técnicas de terapia manual, onde o objetivo das mobilizações ou manipulações são as articulações intervertebrais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário