Sobre o programa

quarta-feira, 20 de março de 2013

O método McKenzie


O método McKenzie foi desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie e consiste de um programa de movimentos prescritos pelo fisioterapeuta que você pode realizar por conta própria, em sua casa ou no trabalho, sem o auxílio de equipamentos específicos.

A técnica aborda o tratamento das dores da coluna relacionadas aos distúrbios do sistema articular da coluna vertebral. Esta técnica de terapia manual utiliza os movimentos do próprio paciente no alívio da dor e na recuperação da função.
Você também aprende a identificar os movimentos, posturas e atividades que aumentam e pioram a sua dor.

O método McKenzie é uma técnica de avaliação e um método terapêutico baseado na avaliação da resposta sintomática na avaliação da dor ou redução da deformidade tecidual. Os indivíduos que respondem bem a esta técnica são pacientes que sofrem de dores agudas, subagudas ou crônicas da coluna vertebral, que se manifestam pelo aparecimento repentino de uma dor comumente aguda, podendo ocorrer irradiação para os membros superiores ou inferiores, com concomitante restrição do movimento.

O tratamento McKenzie consiste de dois componentes:

* o componente educacional, que dá ao paciente uma compreensão do seu problema e do papel do movimento na sua reabilitação;
* o componente de terapia mecânica ativa, que consta de exercícios individualizados prescritos pelo fisioterapeuta, com base na avaliação mecânica.

O método McKenzie classifica as algias da coluna em 3 diferentes categorias:  

* Síndrome Postural : é a deformação mecânica de origem postural que promove dor de natureza intermitente. Os tecidos ao redor dos segmentos da coluna são submetidos a estresses por longos períodos, decorrentes da má postura estática e prolongada.

* Síndrome da Disfunção: os tecidos ao redor dos segmentos vertebrais envolvidos apresentam-se encurtados ou fibrosados. Ao realizar-se um movimento normal estas estruturas são submetidas a alongamentos além do seu limite, gerando um aumento da sua tensão, impedindo que a sua amplitude normal máxima possa ser alcançada. A tentativa de ultrapassar este limite causará um alongamento excessivo destas estruturas provocando dor. Em decorrência se verifica uma perda do movimento e da função, por exemplo, perda de função da coluna cervical observada ao se manobrar um carro.

* Síndrome do Desarranjo: de todas as síndromes da coluna vertebral acima descritas, esta é potencialmente a mais limitante. O posicionamento normal das superfícies articulares de 2 vértebras adjacentes é desestruturado, devido a alteração da posição do núcleo pulposo do disco intervertebral. Este desarranjo envolvendo o material do núcleo do disco pode ser revertido por certos movimentos aplicados à coluna, podendo reduzir o volume da protusão e promover uma centralização dos sintomas. A síndrome do desarranjo pode surgir devido a uma progressão das síndromes anteriormente mencionadas, caso não tratadas adequadamente.

No vídeo, uma paciente mostra um dos métodos de McKenzie, que auxilia no alívio das dores na cervical.

A ênfase está no envolvimento ativo do paciente, o que diminui o número de visitas à clínica. A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso. A filosofia do método é de que o auto-tratamento fornece a ferramenta adequada para a profilaxia da dor e também a noção de que o método identifica rapidamente os poucos pacientes que realmente necessitam de mobilização ou manipulação especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário