Sobre o programa

sexta-feira, 15 de março de 2013

Mobilização articular de Mulligan


Mais uma vez estamos aqui apresentando a vocês mais uma técnica utilizada pelo fisioterapeuta Rodrigo Lara, nas clínicas Life e Sports Center: a mobilização articular de Mulligan.

O conceito Mulligan foi desenvolvido pelo Drº Brian Mullingan.  Trata-se de uma técnica de terapia manual baseada no reposicionamento articular. Brian tinha conhecimento das falhas posicionais, isto é, após uma lesão ou trauma uma articulação pode assumir uma posição ligeiramente anormal, muitas vezes não visível a exames de imagem como, por exemplo, o raio x.


A técnica desenvolvida por Mulligan é muito utilizada em diversos países e os resultados são rapidamente percebidos pelo paciente. 

As falhas posicionais das articulações limitam movimentos fisiológicos e causam dor. A técnica do Mulligan foi desenvolvida para reparar essas pequenas falhas. O conceito Mulligan apresenta como filosofia um tratamento sem dor. Sabemos que outras técnicas não respeitam esse princípio, mas dentro desta, deve ser aceito, pois do contrário nos levará ao insucesso e piora do quadro álgico do paciente. 

O sucesso dependerá da experiência do terapeuta em posicionar e realizar os ajustes necessários à articulação, aplicação da força, direção do movimento e segmento trabalhado, pois o tratamento é executado livre de dor, somente um pouco de desconforto. Se após os procedimentos para execução do tratamento, o paciente ainda está desconfortável, é aconselhável a mudança da técnica.

A terapia Mulligan é executada em posições anti-gravitária ou em movimento. Sua indicação é para toda a articulação que tem uma limitação do movimento e/ou que possua dor e que essa dor seja aliviada durante a aplicação da técnica. 

Curiosidade: Essa técnica é utilizada como meio de diagnóstico para CEFALEIAS. Se durante a avaliação a cefaléia desaparecer, saberemos então que a causa é cervical alta, se não desaparecer a origem não é cervical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário