Sobre o programa

quinta-feira, 14 de março de 2013

Mobilização articular de Maitland


Bom dia leitores! Ontem falamos sobre terapia manual. Hoje vamos apresentar mais um dos métodos utilizados pela fisioterapia e aplicado pelo fisioterapeuta Rodrigo Lara, nas clínicas Life Núcleo de Saúde e Sports Center Fisioterapia Esportiva. O método de hoje é a mobilização articular de Maitland.

O Conceito Maitland é um método fisioterapêutico criado por Geoff Maitland, australiana que estabeleceu a fundamentação da fisioterapia manipulativa. É um método de mobilização e manipulação articular, usado para alongar ou liberar com segurança determinadas estruturas, a fim de restaurar os movimentos e o arco de movimento normal.





A terapia manual é a forma de tratamento, incluindo técnicas de mobilização e manipulação (thrust) articular; de forma segmentar.  Seu objetivo é produzir uma resposta analgésica e/ou uma melhora na amplitude do movimento.  É indicado para pacientes com disfunções neuromusculoesqueléticas, onde essas alterações podem gerar dor, parestesia, rigidez, fraqueza, instabilidade articular e perda de controle.

A técnica thrust de manipulação espinhal é empregada através de todas as profissões de terapia manuais que usam razões diferentes para a seleção de técnica.

O método Maitland, ativa o mecanismo através da estimulação da substância periaquedutal cinza dorsal. Conseqüentemente ocorrem efeitos de analgesia e melhora dos movimentos imediatos.

Dessa forma, Maitland tem como base a recolocação das estruturas em suas posições normais ou próximos do normal, a fim de aliviar a dor. É indicado para tratamento de estruturas rígidas encurtadas, hipo ou hipermobilidade, disfunção osteomioarticular, aderência, arco incompleto de movimento e reposicionamento articular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário