Sobre o programa

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Reflexões na madrugada

Bom dia amigos! Estou de férias da clínica, mas não desligo de certos temas que há tempos questiono. Ontem escrevi um texto sobre um dos assuntos que me preocupo bastante. Postei na correria pelo meu facebook e hoje esta aí no blog. Espero que gostem.


"É nítido hoje em dia a quantidade de informações que recebemos acerca de como ser saudável, ou melhor, como viver saudável. Jornais, revistas sensacionalistas, notas virtuais de profissionais da saúde...Sim, nós mesmos (profissionais da saúde) bombardeamos a população com informações sobre saúde. 

Para uns a saúde começa pela boca, para outros, você é o que você come. Daí vem os profissionais da fisiologia do exercício e da biomecânica demonstrando que a saúde física é base primária para a promoção a saúde. Concordo com todos, mas daí levanto uma questão: Será que a população está absorvendo de forma SAUDÁVEL estas informações? 

Bom, minha preocupação com esta e outras questões passou a ser uma diretriz a partir do momento que um paciente adentra ao meu consultório. E muitos lesionam pelo fato de praticarem atividade física de forma desorientada, aleatória, em termos técnicos no "empirismo". Correm, levantam peso, andam de bicicleta sem saber o que realmente estão fazendo. O indivíduo ansioso pode sim estar intensificando sua ansiedade, o indivíduo com sobrepeso gerando mais sobrecargas articulares além de não conseguir atingir sua meta: reduzir gordura, desequilibrando endocrinamente seu corpo e outros muitos exemplos de comportamentos que denotam distorção da informação."


O compulsivo adere à atividade física e faz dela uma reprodução do seu comportamento na vida. Um exemplo é o que se denomina vigorexia. São aqueles indivíduos compulsivos por atividade física, fechando-se a outros prazeres e outras circunstâncias da vida social e cultural, costumes não ligados à beleza e saúde. Em casos extremos evolui -se para um dismorfismo corporal, isto é, uma alteração patológica da sua forma corpórea. Pessoas que treinam excessivamente,submetem-se a dietas rigorosas, até mesmo medicamentos para aumentarem sua performance, são candidatos a desenvolverem tal patologia. Veja bem, candidatos, não significam que são. Bom, este tema pode render e divergir para vários ramos da ciência, deixo aqui meu recado: saúde anda junto à moderação. Moderação requer equilíbrio, estado este que faz parte de um processo de maturação mental."

Um abraço,

Rodrigo Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário