Sobre o programa

terça-feira, 2 de julho de 2013

Você conhece a técnica de Dry Needling?

Olá amigos! Para quem ainda não viu, vamos trazer um profissional referência na pesquisa da técnica de dry needling para ministrar um curso em Divinópolis. Serão dois dias de muita informação! o curso foi desenvolvido pelo fisioterapeuta Dr. Diego Galace.

Diego é Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura) pelo IBRAMRP(2005), Especialista e Aprimoramento em Fisioterapia Músculo-Esquelética pela Santa Casa de São Paulo (2007/08), Especialista em Fisioterapia Quiropráxica pela UNAERP (2008), fez Curso de Especialização em Terapia Manipulativa - "Mastery Certification in Manual Therapy" pelo HandsOn Seminars - Nova Iorque, este reconhecido pela American Physical Therapy Association (2008). Atualmente é Fisioterapeuta da ISCMSP, ITEMP, Mestrando do curso de Ciências da Saúde da FCMSCSP. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Músculo-Esquelética,Pilates (Solo, Bola e Aparelhos), Terapia Manual, Terapia Instrumental Quiropráxica, Reabilitação Funcional, Fita de Suspensão, Desportiva, Oncologia ortopédica, Coluna, Trauma, Quadril, Ombro, ATM, Freqüência EletroMagnética Pulsada.


Para quem não conhece a técnica, preparamos uma breve explicação sobre o que é o Dry Needling:

O dry needling ou agulhamento à seco é usado por muitos fisioterapeutas como um método eficaz para o tratamento de dores musculares e tensão muscular. O procedimento é realizado com a utilização de agulhas muito finas, como as utilizadas pela acupuntura. 

Como funciona o procedimento?
As agulhas são inseridas em pontos de gatilho, ou seja, pontos de desencadeamento miofascial, e são frequentemente descritos como um 'nó' no músculo. Esse ponto é responsável pela contração do músculo e está relacionado à produção e manutenção do ciclo da dor. A agulha é colocada a fim de atingir o ponto do músculo afetado, contribuindo para o alívio da dor muscular.
Essa agulha é inserida suavemente na pele diretamente no ponto de gatilho. Quando a agulha é inserida, muitas vezes há uma resposta com a contração local. O paciente pode sentir uma pequena dor, mas que passa rapidamente.  Dessa forma, o ponto é estimulado, iniciando o aumento do fluxo sanguíneo na área. O aumento do fluxo traz uma sensação de relaxamento para o local, desfazendo o chamado ‘nó’. Após a aplicação, o paciente já sente o alívio das dores musculares.

Qual a diferença entre o dry needling e a acupuntura?
O foco da acupuntura  é a restauração do equilíbrio e fluxo de energia no corpo, colocando agulhas em vários pontos  e deixá-los no lugar para fazerem o seu trabalho. No dry needling, a inserção da agulha é feita pelo fisioterapeuta somente no local afetado, concentrando o tratamento no problema específico, isto é, onde está localizada a dor ou tensão muscular. O dry needling é uma técnica muito mais recente do que a acupuntura.  A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, enquanto o dry needling é baseado nos princípios da medicina e pesquisa ocidentais.





Espero que tenham gostado! Lembramos que o curso acontece dias 3 e 4 de agosto, na Life.  E as incrições devem ser feitas até sexta-feira, dia 5 de julho. Para mais informações entrem em contato pelo email biocinetica@gmail.com ou telefone: 37 9996-1612

Um abraço
Rodrigo Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário