Sobre o programa

terça-feira, 14 de maio de 2013

Um adeus a Robin Anthony Mckenzie (1931-2013)

Já havia selecionado os temas que seriam tratados no blog desde domingo. Porém uma notícia triste na noite de segunda-feira me fez mudar o assunto da terça-feira. Ao visitar o site do Instituto Mckenzie havia uma nota anunciando o falecimento do fundador e criador do método MDT, Robin Mckenzie.

Mckenzie foi não só um grande fisioterapeuta, foi um sábio na área. Teve sua formação na New Zealand School of Physiotherapy em 1952. Em 1953 abriu sua própria clínica e foi lá que começou seu interesse pelos estudos das desordens da coluna vertebral.

Suas observações clínicas o despertaram para a análise sistemática de movimentos e posições que estavam ligadas aos relatos de dor dos pacientes. Assim foi desenvolvido o renomado Método McKenzie de Diagnóstico e Terapia Mecânica (MDT), um padrão de avaliação que alcançou reconhecimento mundial e hoje é considerado como parte da gestão de tratamentos para a dor lombar. Já publicamos sobre seu método aqui no blog: http://biocinetica.blogspot.com.br/2013/03/o-metodo-mckenzie.html

A visão de Robin era de que todos os pacientes com dor musculoesquelética poderiam ser ensinados a gerenciar a sua própria dor. Pensando nisso, Mckenzie escreveu dois livros especificamente para pacientes: Treat Your Own Back e Treat Your Own Neck. Os dois livros já venderam mais de 6 milhões de cópias e estão disponíveis em 17 idiomas. Teve que superar o ceticismo e, às vezes, hostilidade, pois desafiou métodos convencionais de tratamento das dores da coluna. Um exemplo de persistência e credulidade, pois não deixou abater-se pelas críticas que o rodearam enquanto pesquisador e clínico. 


Robin McKenzie era um Membro Honorário Vitalício da American Physical Therapy Association, "em reconhecimento do serviço distinto e meritório para a arte e a ciência da fisioterapia e para o bem-estar da humanidade." Era membro da Sociedade Internacional para o estudo da Coluna Lombar, Membro Honorário da Sociedade da Nova Zelândia de Fisioterapeutas, entre outros inúmeros títulos e congratulações.  Dedicou sua vida a uma das grandes aflições humanas, a dor musculoesquelética. Ao capacitar as pessoas a superar sua dor e incapacidade, ele tem melhorado a vida de milhões de pessoas. Este é realmente um grande legado para passar para as gerações futuras.


Casado, deixa sua esposa e alma gêmea, Joy, quatro filhos e seis netos.

Aqui então, deixo minha homenagem a um dos grandes pensadores da área. Sem dúvida, está no topo da lista que me inspira a ser um profissional cada vez melhor. Parte desse texto foi traduzido do site oficial http://www.mckenziemdt.org/robin-mckenzie-obituary.cfm. Quem se interessar em saber mais sobre a vida de Robin  Mckenzie é só clicar no link. 

Descanse em paz Robin Mckenzie. Um grande fisioterapeuta como você não morre, continua vivo em sua obra.

Rodrigo Lara


Nenhum comentário:

Postar um comentário