Sobre o programa

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Alongamento x Câimbra noturna


ALONGAMENTO x CÂIMBRA NOTURNA
Um estudo realizado na Holanda com 80 adultos acima de 55 anos revelou que o alongamento antes de dormir pode reduzir a freqüência e a intensidade das câimbras noturnas que são típicas desta faixa etária. 
As câimbras noturnas tendem a aumentar com o avanço da idade. As causas são desconhecidas mas fatores precipitantes são reconhecidos como um desequilíbrio eletrólito, substâncias como diuréticos, morfina, estóides e lítio, e inatividade física.

Intervenção no grupo experimental: alongamentos da panturrilha e dos isquiotibiais imediatamente antes de ir dormir, por seis semanas, todos os dias. 

O grupo controle não executou nenhum exercício de alongamento específico. Ambos os grupos continuaram outras atividades usuais.

Resultados: Todos os participantes terminaram o estudo. Em seis semanas, a freqüência de câimbras noturnas diminuiu significativamente mais no grupo experimental. A severidade das câimbras noturnas também diminuiu significativamente mais no grupo experimental do que no grupo de controle.

Conclusão: O alongamento noturno antes de ir dormir reduz a freqüência e a severidade de cãimbras na perna noturnas em adultos.

Fontes: Stretching before sleep reduces the frequency and severity of nocturnal leg cramps in older adults: a randomised trial. Joannes M Hallegraeff, Cees P van der Schans, Renee de Ruiter and Mathieu HG de Greef. Journal of Physiotherapy 2012 Vol. 58

Nenhum comentário:

Postar um comentário