Sobre o programa

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vamos começar a correr?


Segunda-feira é sempre um dia de promessas....começar regime...caminhadas...É ótimo quando temos força de vontade pra começar um ciclo de vida mais saudável. Portanto, aí vai algumas dicas pra quem deseja começar a se mexer!

1 - Se você está acima do peso, cuidado! A corrida tem bastante impacto e isso sobrecarrega ainda mais as articulações que já se encontram fragilizadas. Opte por começar só com marcha.

2 - Opte por roupa leve e justa, uma vez que lhe permite movimentar sem que lhe atrapalhe.

3 - Deixe as subidas para quando tiver mais resistência.As descidas podem ser traiçoeiras uma vez que o esforço de tentar “travar” a velocidade pode implicar a sobrecarga da articulação do joelho. Portanto, opte inicialmente por lugares planos.

4 - Trabalhe o sistema muscular de modo a melhorar a performance.

5 - Um dos aspectos essenciais é o reforço do Core para a corrida – providencia uma base para as pernas e ajuda a reduzir o impacto. A força a nível de Core diminui o impacto na coluna vertebral devido ao desenvolvimento dos músculos estabilizadores da coluna.

6 - Não esqueça o equilíbrio e a coordenação. O treino do equilíbrio é útil na ajuda de cada passo que se dá quando se anda, se pratica jogging ou se corre.

7 - Tome bastante líquido. O ter sede é um sinal do corpo de que está em carência. O não beber água para ajudar a perder peso é um mito antigo e perigoso que só conduz a estados de desidratação.

8 - Selecione a hora a que vai correr. Horas de muito calor são mais propensas a desidratação precoce. O ideal é pela fresca da manhã ou então ao final da tarde. 

9 - Treine com dias de intervalos – dia sim, dia não. O descanso é tão importante como o treino.

10 - 2 - O calçado deve ter um bom sistema de amortecimento de impacto, ser leve e arejado. E as PALMILHAS BIOMECÂNICAS  são um recurso importantíssimo para otimizar conforto e lhe dar segurança.

E não se esqueça de dar ouvidos ao seu corpo! Se sentir algum desconforto ou dor, procure orientação de um profissional. Assim, você saberá com mais precisão se seu corpo apresenta alguma disfunção que poderá lhe causar problemas sérios no futuro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário