Vocês já devem ter visto na TV muitos atletas usando aquelas bandagens coloridas que são aderidas à pele. Essas bandagens elásticas possuem propriedades diferentes de outras bandagens esportivas. Elas são aplicadas com a finalidade de reduzir linfoedemas, edemas articulares decorrentes de entorse, e outras patologias que comprometem determinada região.
O objetivo é reduzir a atividade neuromuscular ou facilitar a ativação de músculos que necessitam ser recrutados. A aplicação da bandagem irá facilitar o retorno venoso e linfático, otimizando a circulação no local e ajudando no processo de recuperação da área comprometida. O método pode ser associado a outras terapias utilizadas no processo de reabilitação do paciente.
É muito importante o profissional estar capacitado para saber como ele irá utilizar a técnica, pois existem nuances no critério de aplicabilidade terapêutica. O sucesso da aplicação do método só será alcançado se o profissional estiver ciente desses critérios. No Brasil, o maior responsável pela instrução do método Kinesio Taping é o fisioterapeuta Thiago Vilela Lemos.
O criador do método, Dr. Kenzo Kase, esteve no Brasil no mês passado para o I Congresso Brasileiro do método Kinesio Taping. O evento foi realizado em São Paulo. Na ocasião, ele foi entrevistado pela equipe do canal Fisio.TV, um portal excelente para os profissionais da área. A entrevista pode ser assistida clicando no link abaixo:
Espero que tenham gostado do texto de hoje. Se quiserem mais informações, é só deixar um comentário.
Um abraço,
Rodrigo Lara
Nenhum comentário:
Postar um comentário