Sobre o programa

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Revista Vida sem Dor

Essa semana recebi na clínica o exemplar da revista Vida sem Dor, entregue pelo meu amigo Dr. Charles Amaral de Oliveira. A revista foi criada pelo Centro Singular de Controle de Dor, sediado na cidade de Campinas, onde ele atua com excelência o seu papel profissional. Agradeço ao Dr. Charles pela atenção dada ao meu trabalho em Divinópolis, e pelo convite para conhecer a Singular.



A revista Vida sem Dor objetiva divulgar tratamentos, discutir sobre bem estar e saúde, levando informação de qualidade à população. Gostamos muito da ideia, afinal é essencial mantermos contato direto com os pacientes, ajudando no processo de conhecimento e esclarecimento de dúvidas sobre males que causam dor. Esse também é o nosso objetivo no blog, por isso parabenizamos a iniciativa. 

A seção "Pergunte ao especialista" foi de responsabilidade do Dr. Charles. Na ocasião, ele respondeu uma questão sobre dor crônica. A paciente enviou uma pergunta sobre dores de cabeça. Ela queixa-se de dores muito intensas e diz sofrer com elas desde criança. No entanto, a dor vem sendo cada vez mais frequente, ou seja, o intervalo entre uma crise e outra vem diminuindo. Abaixo, reproduzimos a resposta do Dr. Charles para a paciente:


"A dor de cabeça está entre as dores crônicas mais comuns. Exatamente por se tratar de uma dor crônica, o tratamento é mais demorado, mas com grande probabilidade de chegar à cura, sim. Não dá para garantir a cura para 100% dos casos, mas há controle para todos os tipos de dor. O primeiro passo é tentar eliminar a causa a dor. Nesse período, mesmo com o uso dos remédios, o paciente consegue retomar suas atividades regulares e tem de volta a qualidade de vida de antes. É melhor, sempre que possível, fazer uma intervenção pontual no local da dor. No caso de um pessoa com artrose na coluna lombar, por exemplo. Se podemos fazer um procedimento onde se interrompe a condução da dor até  cérebro, diminuímos a quantidade de remédios via oral. Por consequência, melhoramos indiretamente a percepção do paciente por conta dele ter de ingerir menos medicações. O tratamento é imprescindível, pois há um risco da dor piorar. Ela pode ganhar amplificadores pelo corpo. Como se fosse aberta uma porteira e a dor não tivesse mais nenhum tipo de obstáculo para alcançar o cérebro, o centro do processamento."

Parabéns ao Dr. Charles Amaral de Oliveira e a toda a equipe que produziu a revista Viva sem Dor. Agradeço também o convite para visitar a Singular. O contato com outros profissionais só engrandece o nosso papel como consultores da saúde.


Rodrigo W. Lara Corrêa
Especialista em ortopedia e esportes - UFMG
Pós-graduado em treinamento esportivo - UFMG
Formação em terapia manual pela Spine
Diretor da Biocinética Ciência do Movimento
Diretor técnico da Life Núcleo de Saúde
Diretor técnico da Sports Center
CREFITO: 46855-F

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O assunto de hoje é dolorido...Hérnia de disco


Olá amigos e leitores. Estamos de volta para tratar de um assunto que causa dor e transtorno na vida de alguns pacientes, a Hérnia de Disco.
A coluna vertebral é formada por vértebras e em seu interior existe um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa. 
A estrutura ainda é composta pelos discos intervertebrais. Em forma de anel,elas estão localizadas entres as vértebras e são constituídas por tecido cartilaginoso e elástico. Esses anéis possuem  a função de evitar o atrito entre uma vértebra e outra.
É natural os discos intervertebrais desgastarem-se com o tempo, facilitando a formação de hérnias de disco. A hérnia surge quando o disco sai de sua posição habitual, comprimindo as raízes nervosas que emergem da coluna. O problema é mais frequente nas regiões lombar e cervical, por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga, portanto, desgastam-se com mais facilidade.
Existem variadas causas para a formação da hérnia de disco. Algumas pesquisas apontam a predisposição genética. O envelhecimento biológico natural também é fator preponderante. Porém, o problema também pode surgir em indivíduos sedentários, ou praticantes de determinadas modalidades esportivas que exigem muita sobrecarga da coluna. Portanto, atletas e esportistas devem ficar atentos e estarem sempre sendo acompanhados por profissionais capacitados. Fatores ocupacionais, como pessoas que trabalham com serviços que são necessários carregar  muito peso também podem comprometer a integridade da estrutura vertebral, ou aqueles que trabalham por muito tempo sentados, como secretárias, dentistas, entre outros.
A intensidade da dor causada pela hérnia é variável, podendo ser tão intensa que leva o paciente a não conseguir fazer movimentos simples, como sentar e levantar. O paciente sente dores na região da coluna e/ou formigamentos nas pernas e braços.
O tratamento de hérnia de disco responde bem ao tratamento fisioterápico. Em casos de dor muito intensa e irradiação da dor para membros superiores e inferiores, pode ser necessária a cirurgia que descomprime o local afetado. Dessa forma, a escolha do tratamento, se cirúrgico ou não cirúrgico, deve levar em consideração a gravidade dos sintomas e o déficit motor.
É importante conhecer as particularidades de cada paciente, para enfim, desenvolver o melhor tratamento. aliviando os sintomas causados pela hérnia de disco. Posteriormente, é fundamental realizar um trabalho de fortalecimentos das estruturas musculoesqueléticas, para que o tratamento tenha eficácia, devolvendo ao paciente a integridade de toda a estrutura.

Na foto: meu paciente e amigo Gustavo Diniz, hoje felizão, livre das dores causadas por uma hérnia de disco na região lombar.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Informações sobre a cifose

Hoje vamos tratar de mais uma doença da nossa coluna vertebral, a deformidade cifótica. Segundo Magee (2002) a cifose é uma condição mais prevalecente na coluna torácica. É comum as pessoas apresentarem uma pequena cifose, uma sutil curvatura posterior, na altura da região torácica. Dessa forma, o profissional deve avaliar detalhadamente a condição do paciente para se certificar de que realmente é um caso de deformidade cifótica. A deformidade geralmente é gradual, acentuando-se com o passar dos anos, deixando o indivíduo cada vez mais corcunda.

De acordo com Magee, podemos destacar quatro tipos de deformidade cifótica:

* costas redondas: em razão de uma inclinação pélvica diminuída, a cifose fica mais arredondada para compensar e manter o centro de gravidade do corpo. Assim, o resultado é uma cifose estrutural, normalmente causada por tecidos moles encurtados por alteração na postura ou por uma perturbação do crescimento, como a doença de Scheurmann;

* dorso corcunda: esta deformidade cifótica é geralmente estrutural, geralmente causado por má postura. Se o problema for diagnosticado precocemente, as chances de retomar a postura são maiores. Porém, se o paciente que apresenta a corcundez não realizar tratamento, a postura torna-se sua condição, dificultando as chances de devolvera essa pessoa  uma postura ereta;

* costas chatas: é semelhante ao dorso redondo, porém a coluna torácica permanece móvel e é capaz de compensar em todo o seu comprimento o centro de gravidade alterado causado pela inclinação pélvica diminuída;

*corcunda da senhora idosa: quando a deformidade é causada por osteoporose, e que geralmente acomete mulheres após o período da menopausa. 

A deformidade também pode ser congênita, ou surgir em pacientes com espondiolite.

Devemos estar sempre atentos à nossa postura, pois a deformidade cifótica na maioria dos casos apresenta-se de forma lenta e gradual. Algumas pessoas relatam dor e fadiga. Mas como a dor não é um sintoma preponderante, o paciente pode não perceber com rapidez a deformidade.

O diagnóstico é feito através de análise postural, momento em que o examinador irá observar o aspecto de toda a estrutura da coluna vertebral. A partir do exame de imagem, como o raio x, o profissional  se certifica do quadro.

O tratamento dependerá do quadro apresentado, ou seja, de como se instalou a deformidade, respeitando a individualidade do paciente. O profissional fisioterapeuta capacitado  desenvolve, por meio da combinação de técnicas da fisioterapia manipulativa musculoesquelética e da terapia manual, o tratamento ideal para a situação em que se apresenta o paciente (técnicas de manipulação e mobilização).

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Informações sobre escoliose


A partir de hoje, vamos começar a falar sobre problemas que acometem nossa coluna vertebral. O primeiro assunto é a escoliose: "A escoliose é uma deformidade na qual há uma ou mais curvaturas laterais da coluna lombar ou torácica." (Magee: 2002, pg. 350)
A escoliose é um dos desvios da coluna vertebral muito comumente encontrado. Ela se  apresenta como um encurvamento lateral da estrutura. Essa deformidade pode se desenvolver em qualquer estágio da vida, porém estatísticas apontam um número maior de casos em adolescentes do sexo feminino.
Existem três causas, que são as mais recorrentes: a escoliose congênita, decorrente de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral ou fusão de costelas durante o desenvolvimento do feto. A escoliose neuromuscular, que surge do enfraquecimento muscular ou do controle precário dos músculos estabilizadores da coluna vertebral. E por último, a escoliose idiopática, a qual não possui causa conhecida. 
Esse encurvamento da estrutura espinhal acentua-se com o passar dos anos, isto é, quando a pessoa jovem apresenta o desvio, muito provavelmente ele aumentará, devido ao crescimento e a má postura. 
Exemplos de padrões de curvas de escoliose,do livro Avaliação Muscoesquelética, de David J. Magee
Quando a escoliose está bastante acentuada, é possível perceber mudanças no corpo, como um ombro mais alto que o outro, desvio nos quadris, ou uma inclinação lateral da cabeça. Normalmente a pessoa também se queixa de dor lombar e nas costas, e fadiga ao ficar muito tempo em pé ou sentado
O examinador deve observar se as costelas são simétricas e se os contornos costais são normais e iguais nos dois lados. Na escoliose idiopática os contornos das costas não são normais e há assimetria das costelas. (Magee: 2002, pg. 352)
Dessa forma, com um exame físico de observação do paciente já podemos notar alterações. Exames de imagem também são utilizados para fechar a análise feita pelo Fisioterapeuta.
É muito importante estar atento ao nosso corpo e perceber tais alterações e tratá-las, diminuindo as chances de agravamento do quadro.
A partir da análise postural, o profissional irá desenvolver o melhor tratamento para o paciente, com o objetivo de trazer harmonia para a estrutura, estabilizando suas funções.


terça-feira, 9 de abril de 2013

Por que sentimos "dor nas costas"?


Dando sequência ao post de ontem, vamos falar sobre a instabilidade da coluna vertebral.

A instabilidade ocorre quando há diminuição na capacidade do sistema estabilizador da coluna vertebral em manter a zona neutra dentro dos seus limites fisiológicos. A zona neutra é uma região de movimentos intervertebrais onde pouca resistência é oferecida pela coluna vertebral. A perda de controle da zona neutra no segmento vertebral está associada à lesão, doença degenerativa do disco e/ou fraqueza muscular.
A estabilidade da coluna existe quando há pleno funcionamento de três subsistemas: o sistema passivo, formado pelas articulações, ligamentos e vértebras, o sistema ativo, que são os músculos e tendões, e o controle neural.
Os três subsistemas estão interligados, e a disfunção de um subsistema pode colocar exigências crescentes sobre os outros. Podemos dizer então que se uma parte funciona mal,  provoca uma sobrecarrega nas outras partes envolvidas, provocando uma desarmonização do sistema. 
Ilustração do livro Movement Impairment Syndromes, da pesquisadora Shirley A. Sahrmann, uma das referências do programa Biocinética

Existem dois sistemas musculares atuando sobre a estabilidade da coluna: o sistema global, que inclui o reto abdominal, oblíquo abdominal externo e a parte torácica lombar do iliocostal. O sistema global proporciona a estabilização geral do tronco. Já o sistema local, que é composto pelo multífido lombar, transverso abdominal, diafragma, fibras posteriores do oblíquo interno e quadrado lombar são responsáveis por fornecer estabilidade segmentar e controlar diretamente os segmentos lombares.
A contração do transverso abdominal resulta em redução da circunferência abdominal com um aumento da tensão na fáscia tóraco-lombar e da pressão intra-abdominal. O aumento da pressão intra-abdominal faz com que o abdômen se transforme em um cilindro rígido. 
O trabalho de estabilização da coluna vertebral está em trazer de volta a harmonia para todo o sistema, fazendo com que cada parte cumpra com eficácia a sua função. Dessa forma, controlamos os quadros de dor e desconforto causados pelo mau cumprimento das funções. 
Amanhã continuaremos nosso assunto, falando especificamente de algumas doenças que acometem a nossa coluna. Agradecemos as visitas e se quiser saber mais sobre nosso trabalho, deixe um comentário ou mande um email: biocinetica@gmail.com. Também estamos no facebook como /biocinetica e /biocineticasaude.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Programa Biocinética de estabilização da coluna vertebral: segmento lombar

O programa Biocinética tem como base a fisioterapia manipulativa. A partir da análise criteriosa do paciente, propõe-se realizar um tratamento altamente eficaz
O tratamento é fundamentado em diversos autores de técnicas da fisioterapia manipulativa, obtendo desta forma  um rico conteúdo intelectual da área. O entrecruzamento combinatório de todas essas técnicas formam a base do programa Biocinética.
As evidências científicas demonstram que a cronificação dos problemas da coluna vertebral dão-se principalmente pela falta de habilidade dos músculos profundos do tronco em estabilizar a coluna vertebral. 
O não cumprimento da tarefa destes músculos estabilizadores deixa toda a coluna vulnerável a mais dores incapacitantes, como também a deterioração acelerada dos tecidos moles que envolvem a coluna vertebral, chamados de estabilizadores passivos.

Uma breve definição dados epidemiológicos:


A principal queixa relacionada à coluna lombar é a dor. A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é um processo doloroso que se instala na parte inferior da coluna vertebral. Uma disfunção que acomete ambos os sexos, podendo variar de uma dor súbita à dor intensa e prolongada, geralmente de curta duração, porém com padrão de recorrência da dor lombar em 30% a 60% dos casos quando relacionados ao trabalho;


A dor lombar afeta, com maior freqüência, a população em seu período de vida mais produtivo. Sua prevalência cresce após os 25 anos com um pico na faixa entre 55 e 64 anos. Dados populacionais demonstram que cerca de 60 a 80% das pessoas relatam esse incômodo em algum momento da vida, sendo a principal causa de afastamento do trabalho nas pessoas abaixo de 45 anos de idade, a segunda queixa mais freqüente de visitas aos médicos e a quinta causa mais freqüente de cirurgia;

Devido aos múltiplos fatores de risco, precisar sua exata causa torna-se difícil. As dores podem estar associada a processos degenerativos ou traumáticos no disco intervertebral ou no corpo vertebral, sobrecarga nas atividades laborais, ações de empurrar e puxar, quedas, postura de trabalho estáticas e sentadas, vibração, inatividade física, obesidade e fumo (evidências fracas).

Assim, o programa Biocinética na sua definição, é uma linha de direcionamento intelectual do profissional Fisioterapeuta qualificado. Uma gama de recursos da terapia manual são utilizados para avaliar, desenvolver o tratamento individual do paciente, e acompanhá-lo de forma continuada. O profissional Fisioterapeuta torna-se um consultor em saúde física do paciente.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Por que as palmilhas são importantes para atletas e praticantes de atividades físicas?


Todo nosso corpo é uma cadeia interligada e que precisa estar em harmonia para funcionar de forma eficaz e saudável. Para praticarmos exercícios com segurança e bem estar, precisamos conhecer a biomecânica particular de cada um de nós. E é por isso que, tanto para o atleta quanto para pessoas que praticam esportes de forma regular, é fundamental passar por um criterioso processo de avaliação dos movimentos da pisada e do alinhamento da postura.


As palmilhas ortopédicas são importantes aliadas no dia-a-dia dos atletas e praticantes de atividades físicas. Elas podem reduzir as dores nos pés, tornozelos e joelhos. O uso de palmilhas também reduz a chance do atleta sofrer lesões nos membros inferiores assim como auxilia no alívio de pontos de pressão nos pés, pontos que causam dores e desconforto.
Dessa forma, é importante conhecer o tipo de pisada, aliando o uso da palmilha ao calçado ideal para cada atleta.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Agradecimento aos leitores

Em nome da Biocinética Saúde agradeço às inúmeras visualizações no nosso blog. Até então preocupamos em demonstrar as técnicas que são usadas para o tratamento e gerenciamento das dores crônicas. 

Demonstramos a importância de uma boa análise da marcha para a prevenção de sobrecargas em seguimentos articulares e toda cadeia cinética do nosso corpo. 

Levamos em conta que uma boa otimização biomecânica reduz drasticamente sobrecargas em nossas estruturas anatômicas, prevenindo lesões crônicas muitas vezes tratadas de forma inadequada, como tratamentos somente com uso de fármacos, o que afeta diretamente a qualidade de vida da população. 

Mas não vamos parar por aí. Temos muito a passar. Falaremos sobre as possíveis causas das dores na coluna, o que de fato já temos evidenciado pelo meio acadêmico o que são as bandeiras vermelhas e amarelas, importantes durante o processo de avaliação. As bandeiras nos conduz a uma linha de raciocínio mais eficaz sobre o que possivelmente interferirá no tratamento e até mesmo descartar patologias graves. 

Abordaremos sobre a importância de enquadrar o paciente em uma tríade cinesiodiagnóstica, o que é a estabilização dinâmica do tronco com a finalidade de reduzir recidivas de dores na coluna. Postaremos vídeos de pacientes com abordagens de terapias combinadas que foram definidas e estão contidas no blog. 

A importância dos vídeos se dará pelo fato da curiosidade de mostrar como todas as técnicas associadas aliviam o quadro de dor e melhora da função. Com SportsCenter Fisioterapia Esportiva e Life Núcleo de Saúde.

Rodrigo Lara
Especialista em ortopedia e esportes - UFMG
Pós-graduado em treinamento esportivo - UFMG
Formação em terapia manual Spine
Diretor técnico da Life Núcleo de Saúde
Diretor técnico da Sports Center
CREFITO: 46855-F