Sobre o programa

quarta-feira, 27 de março de 2013

Onde dói?

Onde dói? Alguns dados sobre o tema Dor

Para combater a dor, o profissional da Fisioterapia deve procurar dentro das abordagens terapêuticas, a melhor técnica para tratar seu paciente. Muitas vezes, é necessário conciliar diferentes abordagens que se complementam, para atingir a eficácia no tratamento, e dessa forma, cumprir com a estabilidade do quadro, aliviando as dores e devolvendo a normalidade das estruturas.



Abaixo, algumas estatísticas sobre a dor, segundo a Revista Fisio S/A:

*Os países onde as pessoas se queixam mais de sentir dor, seja ela aguda, crônica ou recorrente, são: Brasil, Noruega, Finlândia, Polônia, Inglaterra, Espanha, França e Itália;

*Em relação às partes do corpo, a região das costas lidera o ranking, com 21% das reclamações de dor, seguido de 17% na região torácica, 15% na cabeça, 15% nos membros inferiores e 15% no membros superiores;

*A prevalência de dor crônica é maior em pessoas da faixa etária entre 45 e 64 anos, na maioria delas, mulheres.

Gostou do nosso post de hoje? Deixe um comentário e curta nossa fan page no Facebook. É só pesquisar por /biocineticasaude

Lembrando que o atendimento Biocinética, com o fisioterapeuta Rodrigo Lara, é realizado nas clínicas Life Núcleo de Saúde (37 3221.8424) e Sports Center Fisioterapia Esportiva (37 3213.0197)

terça-feira, 26 de março de 2013

Novo layout para informar melhor

Vivemos um momento em que o mercado é cada vez mais exigente. As pessoas procuram o melhor, e os canais para informação e esclarecimento de dúvidas são sempre bem vindos e devem estar à disposição de todos. 

Quem precisa de um serviço quer saber tudo sobre ele. E nós temos que procurar levar a melhor informação. É um compromisso que todo prestador de serviço deve assumir. E é por isso que estamos melhorando cada vez mais os nossos canais de comunicação, para poder sempre estar em contato com nossos pacientes e pessoas interessadas em nossos serviços.

Para marcar o novo layout do nosso blog, abaixo um breve trecho de um texto publicado na Revista Fisio S/A, sobre dor e a postura dos profissionais da fisioterapia no processo de atendimento dos seus pacientes:


Fisioterapia, a solução
Sem dúvida, o tema dor vem sendo muito pouso explorado na Fisioterapia. Por um lado. existem cerca de 40 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de dor crônica, por outro, existem profissionais que através de diversas técnicas não medicamentosas conseguem tratar com extrema resolutividade a maioria dos quadros álgicos, os Fisioterapeutas. Ou seja, os profissionais de Fisioterapia dispõem de um serviço útil para a sociedade. Além de um grande mercado para ser trabalhado. E a grande pergunta nesse momento é: Como o Fisioterapeuta pode aproveitar esse mercado? Primeiramente, é preciso qualificar cada vez mais especialistas nessa área (ainda raros), profissionais que possam identificar com que tipo de dor estão lidando, e capazes de definir a partir do raciocínio clínico a melhor abordagem terapêutica para cada paciente, atingindo assim o maior objetivo, a solução do problema apresentado.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Conheça sobre a osteopatia


Andrew Taylor Still propôs pela primeira vez a filosofia e prática da osteopatia em 1874. Seu desencanto com a prática médica corrente o levou à formulação de uma nova filosofia médica, que ele denominou de medicina osteopática. 

À medida que foi obtendo maior sucesso clínico e que foi se tornando conhecido em âmbito nacional e internacional, muita gente passou a procurá-lo para estudar com ele e aprender a nova ciência da osteo patia. Esse reconhecimento levou à fundação, em 1892, da primeira escola de medicina osteopática.

Quando nossas estruturas não se encontram em perfeitas condições, surgem disfunções e dores, sobretudo ao nível da coluna. Dessa forma, acredita-se que muitas doenças são geradas por desequilíbrios funcional e/ou estrutural. O objetivo é restabelecer a mobilidade perdida através de técnicas manuais, devolvendo equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral e mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.


A aplicabilidade das técnicas de osteopatia se desmembram em 3 ramos de estudo: a osteopatia estrutural, a craniana e a visceral. Assim, a técnica pode ser utilizada para tratamento de dores musculoesqueléticas, como também em casos como cefaleia, alterações gastrointestinais, distúrbios do sono, TPM, entre outros.


quarta-feira, 20 de março de 2013

O método McKenzie


O método McKenzie foi desenvolvido pelo fisioterapeuta neozelandês Robin McKenzie e consiste de um programa de movimentos prescritos pelo fisioterapeuta que você pode realizar por conta própria, em sua casa ou no trabalho, sem o auxílio de equipamentos específicos.

A técnica aborda o tratamento das dores da coluna relacionadas aos distúrbios do sistema articular da coluna vertebral. Esta técnica de terapia manual utiliza os movimentos do próprio paciente no alívio da dor e na recuperação da função.
Você também aprende a identificar os movimentos, posturas e atividades que aumentam e pioram a sua dor.

O método McKenzie é uma técnica de avaliação e um método terapêutico baseado na avaliação da resposta sintomática na avaliação da dor ou redução da deformidade tecidual. Os indivíduos que respondem bem a esta técnica são pacientes que sofrem de dores agudas, subagudas ou crônicas da coluna vertebral, que se manifestam pelo aparecimento repentino de uma dor comumente aguda, podendo ocorrer irradiação para os membros superiores ou inferiores, com concomitante restrição do movimento.

O tratamento McKenzie consiste de dois componentes:

* o componente educacional, que dá ao paciente uma compreensão do seu problema e do papel do movimento na sua reabilitação;
* o componente de terapia mecânica ativa, que consta de exercícios individualizados prescritos pelo fisioterapeuta, com base na avaliação mecânica.

O método McKenzie classifica as algias da coluna em 3 diferentes categorias:  

* Síndrome Postural : é a deformação mecânica de origem postural que promove dor de natureza intermitente. Os tecidos ao redor dos segmentos da coluna são submetidos a estresses por longos períodos, decorrentes da má postura estática e prolongada.

* Síndrome da Disfunção: os tecidos ao redor dos segmentos vertebrais envolvidos apresentam-se encurtados ou fibrosados. Ao realizar-se um movimento normal estas estruturas são submetidas a alongamentos além do seu limite, gerando um aumento da sua tensão, impedindo que a sua amplitude normal máxima possa ser alcançada. A tentativa de ultrapassar este limite causará um alongamento excessivo destas estruturas provocando dor. Em decorrência se verifica uma perda do movimento e da função, por exemplo, perda de função da coluna cervical observada ao se manobrar um carro.

* Síndrome do Desarranjo: de todas as síndromes da coluna vertebral acima descritas, esta é potencialmente a mais limitante. O posicionamento normal das superfícies articulares de 2 vértebras adjacentes é desestruturado, devido a alteração da posição do núcleo pulposo do disco intervertebral. Este desarranjo envolvendo o material do núcleo do disco pode ser revertido por certos movimentos aplicados à coluna, podendo reduzir o volume da protusão e promover uma centralização dos sintomas. A síndrome do desarranjo pode surgir devido a uma progressão das síndromes anteriormente mencionadas, caso não tratadas adequadamente.

No vídeo, uma paciente mostra um dos métodos de McKenzie, que auxilia no alívio das dores na cervical.

A ênfase está no envolvimento ativo do paciente, o que diminui o número de visitas à clínica. A maioria dos pacientes, quando dispõe do conhecimento adequado, pode se tratar com sucesso. A filosofia do método é de que o auto-tratamento fornece a ferramenta adequada para a profilaxia da dor e também a noção de que o método identifica rapidamente os poucos pacientes que realmente necessitam de mobilização ou manipulação especial.

terça-feira, 19 de março de 2013

Mobilização de Cyriax


Vamos conhecer hoje mais um método utilizado pelo fisioterapeuta Rodrigo Lara, a mobilização de Cyriax. Trata-se de um tratamento desenvolvido pelo ortopedista Dr. Cyriax, com o objetivo de aprimorar a prática clínica dentro da Ortopedia e Traumatologia. 

O pesquisador julgava a área como  carente de novas técnicas. Dessa forma, desenvolveu seu método baseado em um exame físico e clínico detalhado que permitisse fornecer dados seguros para a realização de um diagnóstico preciso. 

O método é aplicado tanto para o esqueleto axial (coluna vertebral) quanto para o apendicular (articulações periféricas), analisando sinais e sintomas do aparelho locomotor e sistema nervoso, principalmente o periférico, podendo haver diferentes propostas de tratamento de acordo com o diagnóstico realizado.

Basicamente as lesões são classificadas em:
  • Lesão do tecido contrátil;
  • Lesão do tecido inerte
  • Lesão do disco intervertebral.

Entre as propostas utilizadas pelo método no tratamento das doenças temos: infiltrações, massagem transversa profunda e mobilizações ou manipulações.

Dr. Cyriax acreditava que 90% dos problemas da coluna vertebral tinham origem no disco intervertebral e na atualidade os seus seguidores estimam este índice em 75%. 

Apoiados nesta premissa, o tratamento para patologias da coluna vertebral consiste em mobilizar ou manipular o disco intervertebral diferenciando este método de outras técnicas de terapia manual, onde o objetivo das mobilizações ou manipulações são as articulações intervertebrais.


segunda-feira, 18 de março de 2013

Mobilização neural


Hoje vamos saber mais sobre a técnica de mobilização neural, também utilizada nos programas de tratamento desenvolvidos pela Biocinética.

Indicada no tratamento de dor neurogênica provocada por hérnia de disco, estenose de canal ou aprisionamento neural em qualquer região do corpo, a mobilização neural é orientada para o uso de mobilizações e movimentos da articulação com objetivo de restaurar a complacência do sistema neural entre os demais tecidos. 

Esta técnica, desenvolvida a partir de estudos clínicos conduzidos pelos especialistas Geoffrey Maitland, Robert Elvey e David Butler, na Austrália, participa como coadjuvante no tratamento de dor neuropática, regularizando a interpretação das informações mecânicas.

Através das técnicas de mobilização neural, as propriedades do sistema nervoso serão restauradas. Dessa forma, as estruturas, antes comprometidas, recuperarão suas funções normais, melhorando consideravelmente o desconforto causado pelas dores.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Mobilização articular de Mulligan


Mais uma vez estamos aqui apresentando a vocês mais uma técnica utilizada pelo fisioterapeuta Rodrigo Lara, nas clínicas Life e Sports Center: a mobilização articular de Mulligan.

O conceito Mulligan foi desenvolvido pelo Drº Brian Mullingan.  Trata-se de uma técnica de terapia manual baseada no reposicionamento articular. Brian tinha conhecimento das falhas posicionais, isto é, após uma lesão ou trauma uma articulação pode assumir uma posição ligeiramente anormal, muitas vezes não visível a exames de imagem como, por exemplo, o raio x.


A técnica desenvolvida por Mulligan é muito utilizada em diversos países e os resultados são rapidamente percebidos pelo paciente. 

As falhas posicionais das articulações limitam movimentos fisiológicos e causam dor. A técnica do Mulligan foi desenvolvida para reparar essas pequenas falhas. O conceito Mulligan apresenta como filosofia um tratamento sem dor. Sabemos que outras técnicas não respeitam esse princípio, mas dentro desta, deve ser aceito, pois do contrário nos levará ao insucesso e piora do quadro álgico do paciente. 

O sucesso dependerá da experiência do terapeuta em posicionar e realizar os ajustes necessários à articulação, aplicação da força, direção do movimento e segmento trabalhado, pois o tratamento é executado livre de dor, somente um pouco de desconforto. Se após os procedimentos para execução do tratamento, o paciente ainda está desconfortável, é aconselhável a mudança da técnica.

A terapia Mulligan é executada em posições anti-gravitária ou em movimento. Sua indicação é para toda a articulação que tem uma limitação do movimento e/ou que possua dor e que essa dor seja aliviada durante a aplicação da técnica. 

Curiosidade: Essa técnica é utilizada como meio de diagnóstico para CEFALEIAS. Se durante a avaliação a cefaléia desaparecer, saberemos então que a causa é cervical alta, se não desaparecer a origem não é cervical.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Mobilização articular de Maitland


Bom dia leitores! Ontem falamos sobre terapia manual. Hoje vamos apresentar mais um dos métodos utilizados pela fisioterapia e aplicado pelo fisioterapeuta Rodrigo Lara, nas clínicas Life Núcleo de Saúde e Sports Center Fisioterapia Esportiva. O método de hoje é a mobilização articular de Maitland.

O Conceito Maitland é um método fisioterapêutico criado por Geoff Maitland, australiana que estabeleceu a fundamentação da fisioterapia manipulativa. É um método de mobilização e manipulação articular, usado para alongar ou liberar com segurança determinadas estruturas, a fim de restaurar os movimentos e o arco de movimento normal.





A terapia manual é a forma de tratamento, incluindo técnicas de mobilização e manipulação (thrust) articular; de forma segmentar.  Seu objetivo é produzir uma resposta analgésica e/ou uma melhora na amplitude do movimento.  É indicado para pacientes com disfunções neuromusculoesqueléticas, onde essas alterações podem gerar dor, parestesia, rigidez, fraqueza, instabilidade articular e perda de controle.

A técnica thrust de manipulação espinhal é empregada através de todas as profissões de terapia manuais que usam razões diferentes para a seleção de técnica.

O método Maitland, ativa o mecanismo através da estimulação da substância periaquedutal cinza dorsal. Conseqüentemente ocorrem efeitos de analgesia e melhora dos movimentos imediatos.

Dessa forma, Maitland tem como base a recolocação das estruturas em suas posições normais ou próximos do normal, a fim de aliviar a dor. É indicado para tratamento de estruturas rígidas encurtadas, hipo ou hipermobilidade, disfunção osteomioarticular, aderência, arco incompleto de movimento e reposicionamento articular.



quarta-feira, 13 de março de 2013

Terapia manual


A terapia manual existe há mais de um século. O termo terapia manual refere-se a diferentes métodos de tratamento na fisioterapia: mobilização, manipulação articular, mobilização neural, massagem de fricção  transversa, entre outras. Estes são métodos conservativos de tratamento de dor, restrição de amplitude de movimento articular (ADM), quebra de aderências e outras disfunções de movimento do sistema músculo-esquelético.

  A manipulação articular foi inicialmente ensinada a estudantes de fisioterapia em 1916 no hospital St. Thomas em Londres, primeiro por Mennell seguido por Cyriax. A quiropraxia e a osteopatia tem uma história um pouco mais longa, cerca de 100 anos no caso da quiropraxia e um pouco menos para a osteopatia. 

A primeira escola osteopática abriu no Missouri em 1892 e a quiropraxia começou sua educação formal na mesma época (Schiotz e Cyriax 1975). A primeira edição do clássico texto de Stoddard, frequentemente usado em terapia manual, apareceu em 1962. De Mennel/Cyriax, da osteopatia, e da experiência e raciocínio individual, surgiu a abordagem norueguesa de Kaltelborn/Evjenth. 

Esta abordagem baseada em biomecânica articular se espalhou pela Europa e América do Norte, onde foi perpetuada por Lamb e Paris entre outros, com a adição de avaliação muscular e uma abordagem mais global do paciente. O sistema Maitland/Grieve surgiu alguns anos mais tarde.

Esse conceito era Australiano/Inglês originalmente, antes de se espalhar para muitas partes do mundo como Califórnia, Suíça e África do Sul. 

Alguns anos depois, a abordagem de McKenzie surgiu através de observações clínicas cuidadosa. Essa abordagem focou inicialmente na classificação de lesões discais e um sistema de tratamento sem contato manual, novidade para a época.

A abordagem "neurodinâmica" ou de "tensão neural" foi desenvolvida nos anos 80. O ponto principal é que as questões relacionadas à saúde física do sistema nervoso devem estar integradas junto às bases de avaliação e tratamento neurológico-ortopédica através de um raciocínio clínico ímpar.

Com o inicio dos primeiros encontros da IFOMT (Federação Internacional de Terapeutas Manuais Ortopédicos) na década de setenta, uma padronização internacional e uma troca de informações se iniciou. Isso foi ajudado por um maior número de reuniões internacionais e um crescimento na percepção das limitações de cada abordagem. 


Nos anos 90 as diferentes abordagens estão se integrando, impelidas essencialmente pela força da medicina baseada em evidências.

terça-feira, 12 de março de 2013

A importância das palmilhas


Foto: moldes feitos a partir dos pés dos pacientes. É através do molde e da análise enviada para o laboratório que a palmilha é confeccionada.

Nem sempre as dores nos quadris ou nas pernas têm origem nessas partes do corpo. Às vezes, a sensação incômoda aparece por algum desequilíbrio na postura das pessoas. 

A podoposturologia é a técnica que auxilia em inúmeras patologias através da reprogramação da tonicidade muscular e da postura através do uso de palmilhas. Após avaliação postural específica e criteriosa, são prescritas palmilhas confeccionadas em EVA, que são termo moldadas especificamente para cada paciente.
A podoposturologia orienta o corpo para seu centro gravitacional correto, mudando o equilíbrio e ajustando os estímulos neurológicos para esta nova posição. A técnica atende desde problemas posturais, discrepância de membros inferiores, tendinites, deformidades, protusões e hérnias discais, calcâneos valgos ou varos, pés planos ou cavos, como dores articulares, musculares dos pés, pernas e coluna vertebral, dores decorrentes de tendinites, desvios posturais e hérnias discais. 
São as palmilhas confeccionadas que vão permitir uma melhora na qualidade de vida do paciente.
Fonte: Revista Fisio S/A

sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia internacional da Mulher



Parabéns a todas as mulheres que lutam dia-a-dia por reconhecimento e valorização do seu papel na sociedade! Felicidades hoje e sempre!


"É próprio da mulher o sorriso que nada promete e permite tudo imaginar." Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dor: o grande problema



DOR: O GRANDE PROBLEMA

FISIOTERAPIA: A GRANDE SOLUÇÃO


A dor crônica é um problema que atinge cerca de 40 milhões de brasileiros. Um campo extremamente amplo para atuação do Fisioterapeuta. Os estudos para encontrar a solução deste problema são frequentes, mas não conclusivos. O que se sabe é que as diversas técnicas terapêuticas podem ajudar - e muito - no alívio das dores. 
Todos os tipos de dor que envolve restrições articulares, dores musculares e faciais, perturbações da motilidade e mobilidade visceral, podem ter como opção de tratamento algumas terapias manuais.
Os resultados sobre as dores crônicas irão surgir através de uma terapia manual elaborada, direcionada e bem executada.
Fonte: Revista Fisio S/A